O verdadeiro conhecimento

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Já pensou entrar no google e digitar:

"Angelina Jolie é solteira?"

E ele responder:

"Não. Pois atualmente ela está casada com Marc Anthony"

Pois é, parece que isso não vai acontecer tão cedo, certo? Errado. Existe um serviço, chamado true knowledge que promete fazer exatamente isso. E acredite, funciona.

Atualmente esse serviço está em fase de testes, portanto é acessível apenas para algumas pessoas, porém qualquer um pode se inscrever para ser usuário já na página inicial.

Você pode estar pensando agora como isso funciona. Pois bem, como tudo, esse serviço não aprendeu essas coisas do nada. É necessário que os usuários ensinem tudo a ele, desde fatos, até objetos.

Por exemplo, primeiro eu adiciono o objeto nele, nesse caso, pessoa. Depois eu adiciono um fato: "Nenhuma pessoa vive para sempre". E quando você perguntar: "Toda pessoa vive para sempre?", ele te responderá que não.

Simples, não? Aparentemente sim, mas essa ferramenta é bem complexa e cheia de detalhes, para se adicionar um fato são telas e mais telas, e isso particularmente me irrita um pouco. Por essa razão ainda existe pouco conhecimento dentro da base de dados dele, mas ao que parece esse serviço está crescendo e muitas pessoas ajudam. Atualmente existem 99.071.217 fatos sobre 3.437.643 objetos. Impressionante, mas ainda insuficiente.

Quero ver quando o serviço abrir para todo e qualquer usuário, talvez ele se torne até mais poderoso do que o Wikipedia em certos aspectos. Mas, como sempre, terá informações não confiáveis, visto que qualquer pessoa poderá inserir fatos e objetos. É esperar pra ver...

E agora Google, o que fazer?

Postado por Naftali às 21:19  

0 singularidades:

Postar um comentário