Torrents... Como funcionam?

domingo, 25 de maio de 2008

Há algum tempo que pessoas me perguntam como baixar arquivos utilizando torrent. Acredito que existam várias que ainda não saibam como funciona, portanto, resolvi criar um tutorial com algumas explicações.

Pessoal, antes de mais nada quero dizer que ninguém é perfeito e é possível que contenham erros na minha explicação. Portanto, se alguém perceber algo errado, por favor comente.

Torrents

A princípio, torrent é um protocolo, e não um programa. Portanto, isso te deixa livre para utilizar o programa que achar conveniente, não se prendendo a certas peculiaridades de certos softwares.

Em torrent existem os “trackers “ que funcionam como uma ponte entre você e os “compartilhadores”. Esses “compartilhadores” são chamados de peers, que são divididos em dois tipos: Seeders e Leechers.

Os Seeders são os peers que têm todos os arquivos necessários em seu computador, ou seja, eles não estão baixando, mas sim fazendo upload desses arquivos.

Já os Leechers são peers que estão baixando os arquivos, mas eles também fazem upload dos arquivos que já baixaram. Quando um Leecher termina de baixar os arquivos, ele automaticamente se torna um Seeder.

Existem trackers privados que fazem um controle rígido sobre a quantidade que você baixa e a quantidade que você faz upload. Neles você tem que fazer upload pelo menos da mesma quantidade que você baixou, senão você será banido. Mas em trackers públicos (que serão utilizados nesse tutorial) esse controle não existe.

Vários programas podem ser utilizados para baixar via torrent. O primeiro e mais conhecido é o BitTorrent, que atualmente comprou a empresa que desenvolve o µTorrent. Por esse motivo não existe muita diferença entre ambos os clientes. Esses dois são os mais conhecidos e utilizados, mas também existem outros como: FlashGet (que também é um gerenciador de download), Shareaza, etc. Sinta-se a vontade para escolher o que mais gostar.

Ao instalar o programa que baixou, você perceberá que não há busca de torrents nele. Pois é, diferentemente de outros compartilhadores, a maioria dos clientes Torrent não tem busca embutida. Isso ocorre porque usamos arquivos pra baixar torrent. Esses arquivos têm a extensão .torrent e podem ser baixados em sites como PirateBay e MiniNova, dentre outros.

Muitas vezes acontece de existirem torrents em um site e em outro não, por isso é recomendável utilizar um site que agrega todos os outros em uma única busca. Dessa forma não é preciso entrar em inúmeros sites para achar o que procura. Dentre eles temos Torrentz, e o YouTorrent (somente torrents legais).

Agora que você já sabe como funciona o torrent e que programa precisa, vamos "botar a mão na massa".

Primeiro, baixe um cliente (se não tiver um instalado). Para esse exemplo vou utilizar o µTorrent.

Agora vamos procurar um torrent pra baixar. Como exemplo, vou procurar Wallpapers no site YouTorrent.


Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar

Clique na imagem para aumentar

Note que a localização do botão de download depende do site onde estamos baixando, mas eles tendem a seguir um padrão: "Torrent download", "Download torrent", etc.

Depois de baixar o arquivo, abra ele com o programa

Clique na imagem para aumentar

Logo após selecionar o torrent e clicar em abrir, a janela abaixo aparecerá

Clique na imagem para aumentar

Ao fim, essa é a janela do download ativo

Clique na imagem para aumentar

Bom, esse é o tutorial. Espero ter ajudado.

E lembre-se. Não é ilegal usar torrent como modo de transferência de arquivos. Os arquivos que você transfere é que podem ser ilegais. ;)

Apoio: Larissa Nagatani

Postado por Naftali às 23:04  

0 singularidades:

Postar um comentário