Gmail Labs

sexta-feira, 6 de junho de 2008

A Google disponibilizou uma versão do Gmail em fase experimental, chamado Labs. Versão essa também existente para o buscador Google. O Labs é utilizado para testar novas funcionalidades, e ver a recepção que elas obtiveram por parte dos usuários.

Para as pessoas que já têm habilitado no Gmail, basta entrar em Settings (Configurações), e ver que foi adicionado uma nova aba, chamada Labs. Nela você encontra diversas funcionalidades que não existem no gmail por padrão.

Eu testei elas e fiz um mini-review.

1º - Quick Links

Essa funcionalidade é bem interessante. Com ela é possível criar links rápidos (como o próprio nome sugere) para qualquer link do gmail. Ou seja, se você sempre faz uma pesquisa complexa no gmail, você pode gerar um quicklink pra ela, dessa forma você não precisa ficar realizando a pesquisa sempre.

2º - Superstars

Agora você pode adicionar diferentes tipos de "estrelas" para as suas mensagens. Dessa forma é possível separar as mensagens com estrelas por categorias, ficando assim mais fácil organizar os emails, principalmente quando você chega a dezenas de milhares...


3º - Imagens no chat

Com essa funcionalidade fica então possível visualizar a imagem que seu amigo está utilizando no chat. Recurso interessante, porém, tendo em vista como os clientes IM são hoje em dia, completamente normal.








4º - Fontes de largura fixa

Essa funcionalidade é muito interessante para nós, programadores, pois ela mantém a largura de todas as fontes iguais, assim é possível criar textos com tamanho simétrico. Sempre tive problemas ao colar meu código-fonte no email, ele nunca ficava da forma esperada.

5º - Teclas de atalhos customizáveis

Para todas as pessoas que utilizam teclas de atalho no gmail, como eu, essa novidade é bem interessante, pois existem várias que não utilizo por estarem longe dos padrões, ou em lugares "mais difíceis", mas com essa opção é possível configurar as teclas de atalho conforme o gosto de cada pessoa. Bem interessante. Se você não usa teclas de atalho, recomendo utilizar, agiliza bastante.




6º - Gestos do mouse

Habilitando essa funcionalidade é possível "guiar" o gmail utilizando gestos realizados com o mouse. Por exemplo, para voltar a mensagem anterior, segure o botão direito do mouse e mova-o para esquerda. Para quem utiliza Opera, ou o plugin Mouse Gestures do firefox isso já é normal como padrão de uso, mas para pessoas que não conhecem pode ser um pouco estranho no começo.

7º - Assinatura antes da mensagem

Toda vez que der um "reply" na mensagem, a sua assinatura fica no topo e não no fim, como é hoje. E isso também remove os tracinhos "--", que precedem a assinatura. Não pode ser utilizado junto com a assinatura aleatória.

8º - Assinatura aleatória

A cada vez que for enviar um email uma assinatura é selecionada dentre as existentes. Não é possível utilizar com a 7ª funcionalidade.

9º - Datas personalizadas

Assim como os países diferentes têm suas diferentes formas de mostrar datas, o gmail também o faz baseado na língua em que está configurado. Mas, para as pessoas que usam a língua não nativa (como eu que uso em inglês), o formato utilizado pelo gmail pode parecer estranho. Por esse motivo agora é possível mudar a forma como essa data é mostrada independente da língua.

10º - "Muzzle"

Esconde as mensagens de status de todos os seus contatos, conservando assim uma tela mais limpa.

11º - Snake

Para todas as pessoas que estão com um tempinho de sobra tem também o famoso Snake. Depois de jogar snake com luzes de um prédio, agora é a vez de jogar usando o Gmail mesmo.
Os controles são simples, para mover o "personagem" basta usar as setas direcionais, e para reiniciar usa-se a barra de espaço.


12º - Viciado em email

Após um certo tempo aparece uma tela, que fica por 15 minutos ativa, no gmail dizendo que está na hora de sair dar uma volta, espairecer um pouco. Ótimo para pessoas que não conseguem se desligar do gmail. Enquanto essa tela está ativa, você fica como offline no chat.

13º - Esconder contagem de mensagens não lidas

Para as pessoas (me inclua entre elas) que se irritam ao ver que têm mensagens não lidas e têm que marcar todas como lidas para que os números desapareçam. Dessa forma não é necessário entrar em desespero toda vez que tiver mensagens novas.


É, realmente o pessoal na Google está com a imaginação a mil e novidades como essas não páram de aparecer em seus serviços. A pergunta é: "Qual será a próxima?". Pela forma como as coisas estão andando, a próxima virá logo logo :).

Agradecimento: Fernando Kanarski do underGoogle, por deixar eu utilizar a foto dele no post.

Postado por Naftali às 23:22  

0 singularidades:

Postar um comentário