Instalando aplicações no Ubuntu

domingo, 8 de junho de 2008

Olá pessoal. Como estou de volta no meu querido e doce lar (Ubuntu, pra quem não sabe), vou aproveitar para postar algumas coisas que possam ajudar pessoas que estão começando no mundo Linux.

Hoje vou falar um pouco sobre instalações usando o gerenciador de pacotes Synaptic.

Quando você instala o Ubuntu ele já vem com algumas aplicações instaladas para uso básico como o OpenOffice, algumas aplicações de áudio, vídeo, joguinhos, etc. Mas nem todos ficam satisfeitos com o que vem instalado e sempre querem mais. Para isso existe uma ferramenta bem legal no Ubuntu chamada "Adicionar/Remover programas", que lista uma variedade enorme de aplicações suportadas pela comunidade. Mas ali também não tem tudo o que precisamos, para isso existe o Synaptic, ou gerenciador de pacotes, como achar melhor.

Em Linux, para facilitar a instalação de aplicativos foram criados os pacotes, que contém tudo o que é necessário para que o aplicativo funcione. No Ubuntu é utilizado pacotes com extensões .deb, em outras distribuições usam-se outros pacotes. Mas como nem sempre sabemos de onde baixar esses pacotes, criou-se então os gerenciadores de pacotes e repositórios. Ao instalar o Ubuntu ele já traz consigo um gerenciador de pacotes (Synaptic) com vários repositórios configurados. Nesses repositórios existem várias aplicações prontas para serem baixadas e instaladas.

Dessa forma as instalações foram se tornando cada vez mais simples (deixou de ser necessário baixar o código-fonte, compilar, etc. Basta baixar o pacote). Existe um projeto ainda, que quer unificar todos os pacotes de instalação em um só, para que não seja necessário criar diferentes tipos de pacotes para diferentes distribuições Linux.

Agora que você já entendeu um pouco de como os pacotes funcionam, vamos a um exemplo prático.

Nesse exemplo vou baixar uma aplicação de áudio chamada Exaile.

Inicialmente vou abrir o Synaptic


Após abrir o gerenciador vamos procurar por Exaile dentre os pacotes disponíveis

Após ele retornar os resultados da busca, basta selecionar o que instalar

Ao selecionar, bem provavelmente abrirá outra janela dizendo que é necessário instalar outros pacotes para que esse possa funcionar, basta clicar em marcar que ele automaticamente instala os pacotes adicionais

Certo, depois de tudo selecionado, clique em "Aplicar" na barra de ferramentas que todos os pacotes são baixados e instalados (Sim, você precisa estar conectado à internet).


Aparecerá então uma janela de confirmação para a instalação dos pacotes

Clicando em aplicar, os pacotes serão baixados e instalados, e logo após a instalação a seguinte janela aparecerá

E pronto, agora a aplicação já está instalada


Simples não?

Bom, em outro post pretendo explicar como fazer para colocar outros repositórios para adicionar mais programas à enorme lista já existente.

Postado por Naftali às 15:12  

2 singularidades:

Ubuntu? Eca!

Em casa to usando o Vista Ultimate X64, com dual boot no ubuntu. Cara o Ubunto trava mais e é mais lento do uqe o Vista.

Meu pc? (ainda é o mesmo de qdo eu morava em Sorocaba :P) PIII 750Mhz, com 196 de ram e 40 de hd :P

(mas o que roda isso é o pc Segundo: Core 2 duo 2gb 80 ata + 320 SATA)

Gustavo ATS disse...
9 de junho de 2008 às 11:08  

Nossa cara... Eu to com o Windows Vista aqui também...

Rodando num Athlon X2 dual Core 2Gb Ram DDR2 Dual-Channel 250 SATA2...

Das duas uma: Ou você ficou tentando configurar Deus e o mundo no seu Ubuntu e ele ficou desse jeito, ou você fez update do Gutsy pro Hardy pelo update-manager (Se foi a segunda... huahuahua Coitado :P)

Aqui o Ubuntu tá rodando bem mais liso que o Vista...

Naftali disse...
9 de junho de 2008 às 22:09  

Postar um comentário